quinta-feira, 24 de junho de 2010

Voz

Uma vez uma voz disse: Haja Luz!  E segundo o que sabemos, houve luz.

Dali um tempo, uma voz ordenou coisas pra um povo, que saiu andando por desertos, aniquilando povos - segundo eles, pagãos ... (mas vamos combinar uma coisinha: quem ouve vozes e sai andando pelo deserto não tem muito como julgar ninguém, né não?!...)
Enfim, o povo dizia ser escolhido, os puros, os tais, a ultima gota de água do cantil.
Mais um tempinho e o povo do bem, ou de bem, como queiram, resolve estabelecer regras comerciais, e claro, eles saem ganhando!

E daí várias vozes em coro dizem: Haja grana! E assim aconteceu. Apareçam os que nos sustentarão, os que darão sangue e suor pra que nosso rico dinheirinho nunca nos falte.

E dái, pra encurtar: caravelas, descobrimentos, exploração, cristianização, colonização, catequização, industrialização, linha de produção, ampliação, renovação, reprodução, submissão, ditadura, repressão. As melhores terras são minhas, só minhas! As ideias minhas, as cabeças pensantes que não são minhas não existem, somem! E o povo que não entende nada de nada, faz o que a gente quer e pronto. Daí, fala-se em desenvolvimento, sei lá eu quantos anos em cinco e UAU! Todo mundo querendo globalização, modernidade!

E estamos nós aqui hoje, em nossas mesas de escritório, telemarketing , em nossas incansáveis lutas por ideais - daí nosso engano primeiro - sonhos - mais um engano, porra! - e por um mundo justo, melhor de se viver.... Lutamos pela paz! ( vai ver que é por isso que as vozes ordenam e a gente obedece)...

Mas calma. Não há motivo para pânico, não ainda.
Não existe apenas UMA voz. Nem só a voz que ordena , que subjuga. São váaaaaaarias vozes ao mesmo tempo dizendo muitas e muitas e muiiiitas coisas...

O problema é que passamos muito tempo com os ouvidos tapados, e quando abertos de soslaio, acostumados com a mesma chata  sinfonia do "haja luz".... Não faça isso ou aquilo pois não lhe convém. Não vá pra esquerda, Não peque, Não erre, Não minta, Não traia, Não deseje o que não lhe pertence... Não fume, Não beba, Não transe, Não queira. Fique onde está , seja feliz , tudo faz parte de seu aprendizado.

Quando destapamos os ouvidos, o que antes era apenas um zumbido chato passa a soar melhor. Quando fechamos os olhos e deizamos ser , só ser o que está aqui - primata primitivo que ainda não nos deixou - dá até pra ficar em silêncio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário